PPGECNM

Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), iniciou suas atividades em 2002. Criado como mestrado profissionalizante, tem como área de concentração o Ensino de Ciências e Matemática e está voltado para a formação de professores em exercício, que atuam nas disciplinas de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática, tanto na Educação Básica, como no Ensino Superior, preferencialmente, na rede pública de ensino.

Em sua demanda, o Programa tem recebido professores tanto da capital como também do interior do Rio Grande do Norte (RN) e de outros Estados do Norte e Nordeste (Pará, Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará), constituindo-se num pólo formativo integrador.

A proposta do PPGECNM considera dentre os seus objetivos formativos, os seguintes:

·         instrumentalizar os pós-graduandos de modo que tenham autonomia para refletirem e redimensionarem sua prática pedagógica e produzirem conhecimentos que possam ser difundidos no ensino de ciências naturais e matemática;

·         promover embasamento de conteúdos científicos e de metodologias de ensino atuais;

·         criar condições de continuidade de estudos, pesquisas e formação profissional de modo a estabelecer um diálogo contínuo entre o saber científico e o saber escolar;

·         enfatizar a interdisciplinaridade como um fator essencial à formação e ao exercício profissional dos pós-graduandos

·         contribuir para um maior intercâmbio com outras instituições de ensino e pesquisas nacionais e internacionais.

Com esses objetivos o PPGECNM compromete-se a contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, através da formação dos professores que atuam no sistema educacional, seja pela ação direta em sala de aula ou pela ação em espaços educativos não formais em que a atuação do professor é fundamental.

Para isso, o Programa conta com um corpo docente formado por professores dos Departamentos de Química, Física, Matemática, Microbiologia e Parasitologia, Educação e da Secretaria de Educação à Distância da UFRN, que atuam especialmente nas licenciaturas e com experiências de pesquisas na área da educação, em especial às voltadas para a área de concentração do PPGECNM.

As atuais linhas de pesquisa do PPGECNM e os projetos de investigação a elas vinculados contemplam questões relativas ao Ensino de Ciências e Matemática em suas dimensões filosófica, epistemológica, histórica e sócio-cultural. Originam-se das pesquisas desenvolvidas no âmbito das linhas de pesquisa, os trabalhos (dissertações) produzidos pelos mestrandos.

Com víeis nos projetos desenvolvidos, o Programa oferece, com freqüência, atividades que visam promover e facilitar a inserção de nossa produção no cenário nacional e internacional, a exemplo de eventos, cursos, palestras, seminários. Estas atividades, em sua maioria, envolvem pesquisadores de outras instituições, nacionais e estrangeiras, e também, em contrapartida, são realizadas por docentes do PPGECNM em outros cursos de pós-graduação.

Acesse o sítio do PPGECNM. Lá você conhecerá um pouco mais sobre o programa, suas atividades, seus professores, alunos, grade curricular e outros.

Translate »