Plano trienal do DMAT 2019-2021

 

A seguir o texto na íntegra do Plano Trienal para os anos base 2019-2020-2021 do DMAT. O texto em pdf também pode ser acessado aqui .

APRESENTAÇÃO

 

 

O presente Plano Trienal para os anos base: 2019-2020-2021, está atualizando os dados já existentes nos planos trienais anteriores e procura estabelecer diretrizes para o crescimento e fortalecimento em nível de graduação e pós-graduação do Departamento de Matemática para os próximos três anos.

 

Atualmente o corpo docente do DMAT está composto de 42 docentes permanentes, dos quais 41 trabalham em regime de dedicação exclusiva (DE) e 1 em regime de 40 hs sem dedicação exclusiva, sendo 2 especialistas, 2 mestres e 38 doutores. Recentemente a CPDI aprovou que o departamento receba uma vaga do banco de equivalentes para realização de concurso na área de Educação Matemática, repondo a perda da Professora Bernadete Barbosa Morey, aposentada no semestre 2018.1. Não foi aprovada a reposição da vaga do Professor Jonas Gonçalves Lopes aposentado naquele mesmo semestre. Recentemente, no início do semestre 2018.1, o departamento perdeu o Professor Nir Cohen que também se aposentou. Os objetivos gerais do departamento para os próximos três anos são:

 

  1. Expandir as atividades de ensino, pesquisa e extensão;

  2. Fortalecer os cursos de licenciatura e bacharelado nas modalidades presencial e à distância;

  3. Expandir as atividades dos docentes pesquisadores em Matemática no Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Estatística para e, a médio prazo, discutir a criação um novo programa de pós-graduação em Matemática Pura;

  4. Dar continuidade à capacitação docente por meio da participação em pós-doutorado

Com relação aos Projetos de Extensão, o Departamento de Matemática tem feito grandes esforços para a realização de reuniões científicas, debates, oficinas e de cursos de atualização sobre ensino e aprendizagem da Matemática, algumas vezes fazendo parcerias com as Secretarias de Educação da Prefeitura de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte. É por estes motivos que nos próximos três anos, pretendemos continuar investindo nos laboratórios: LEM e ESTMAT, atualizando os computadores, ampliando o número de bolsistas, visando atender o maior número possível de estudantes, contribuindo para melhorar o aprendizado e diminuir o número de reprovações e evasão dos cursos que atendemos. Além disso, buscaremos nos adequar às resoluções institucionais que dão à extensão um maior protagonismo nos cursos de graduação.

 

Com relação a capacitação do docente, consideramos que é um direito do docente a possibilidade de cursar pós-graduação Stricto Sensu ou pós-doutorado com afastamento de suas atividades laborais, sendo-lhe assegurados a remuneração do cargo e todos os seus direitos, em conformidade com a Lei 8112/1990, Lei 11091/2005, Lei 12772/2012, Lei 12683/2013, Decreto 5825/2006 e Decreto 94664/1987.

 

 

De outro lado, registramos, como pontos altamente positivos, o fato de termos uma Direção de Centro transparente, receptiva e aliada nas ações e reivindicações do nosso Departamento, e o funcionamento normal da secretaria, que atualmente conta com 3 funcionários que trabalham eficientemente em consonância um com o outro e mantêm a secretaria aberta e funcionando das 8:00 às 21:00.

 

 

1. ANÁLISE SITUACIONAL

 

 

O Departamento de Matemática é responsável direto pelas disciplinas da área de Matemática dos Cursos de Graduação:

  1. do CT: Civil, Elétrica, Têxtil, de Produção, Química, da Computação;

  2. do CCSA: Economia, Administração e de Ciências Contábeis, Cooperativismo;

  3. do CB: Biologia, Zootecnia;

  4. do CCET/Departamento de Física: Física Licenciatura, Física Bacharelado, Geofísica;

  5. do CCET/Departamento de Química: Química e Química do Petróleo;

  6. do CCET/Departamento de Geologia: Geologia

  7. do CCET/Departamento de Estatística: Ciências Atuariais, Estatística;

  8. do CCET/DIMAp: Ciência da Computação, Engenharia de Software;

  9. do IMD: Tecnologia da Informação;

  10. do CCET/Departamento de Matemática: Graduação em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) presencial e à distância;

Semestralmente, o Departamento ministra, em média, cerca de 100 (cem) turmas contabilizadas ao longo dos três turnos: matutino, vespertino e noturno. O Departamento ainda possui 10 docentes envolvidos com EAD, na produção de material didático, como responsáveis por ministrar disciplinas e coordenando o curso; adicionalmente, o Departamento participa, através de seus pesquisadores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM que são Programas de Pós-Graduação interdepartamentais, criados no Centro de Ciências Exatas e da Terra; também coopera, juntamente com o Departamento de Estatística, com o Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística – PPGMAE, que é outro Programa de Pós-graduação interdepartamental criado também no Centro de Ciências Exatas e da Terra. Além disso, atendemos as demandas do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.

Os quadros a seguir dão resumidamente uma visão geral do corpo docente do Departamento de Matemática:

 

Qualificação Atual do Quadro Docente

 

 

ESPECIALISTAS

 

MESTRES

 

DOUTORES

 

TOTAL

02

02

38

42

 

Qualificação Atual do Quadro de Substitutos

 

GRADUADO

 

ESPECIALISTAS

 

MESTRES

 

DOUTORES

 

TOTAL

00

00

05

01

06

1.1 Docentes permanentes

 

Atualmente, o Departamento de Matemática tem 42 (quarenta e dois) docentes do quadro permanente. São os seguintes os docentes do DM do quadro efetivo:

 

 

 

Relação dos Docentes do DM com titulação

 

 

 

 

PROFESSOR

 

MAT.

REGIME

 

TITULAÇÃO

  1. AILTON RODRIGUES DA SILVA

1332434

DE

DOUTOR – UFCG

  1. ALEXEY KUZMIN

2340150

DE

DOUTOR – MPSU

  1. ÁLVARO FREIRE DAMASCENO

03497455

DE

ESPECIALISTA – UFRN

  1. ANDRÉ GUSTAVO CAMPOS PEREIRA

11538980

DE

DOUTOR – UNB

  1. ARKADY TSURKOV

2147844

DE

DOUTOR – HUJ

  1. BRUNO DOS SANTOS GOIS

 

DE

DOUTOR-IMPA

  1. CARLOS ALEXANDRE GOMES

3374650

DE

DOUTOR – USP

  1. DAVID ARMANDO ZAVALETA VILLANUEVA

1639613

DE

DOUTOR – USP

  1. DEBORA BORGES FERREIRA

15528487

DE

DOUTORA – UNB

  1. DIEGO FERRAZ DE SOUZA

3061368

DE

DOUTOR – UFPB

  1. EDGAR SILVA PEREIRA

1958710

DE

DOUTOR-UBI

  1. ELAINE PIMENTEL

1143603

DE

DOUTOR-UFMG

  1. FABIAN ARLEY POSADA BALVIN

2278641

DE

DOUTOR – UNESP

  1. FAGNER LEMOS DE SANTANA

15499059

DE

DOUTOR – UFRN

  1. FERNANDO GUEDES CURY

1630654

DE

DOUTOR-UNESP

  1. GABRIELA LUCHESE DE OLIVEIRA L.

1350596

DE

DOUTORA – UFRN

  1. GISELLE COSTA DE SOUSA

2331328

DE

DOUTORA – UFRN

  1. IESUS CARVALHO DINIZ

1353839

DE

DOUTOR – USP

  1. JAQUES SILVEIRA LOPES

2476017

DE

DOUTOR – UNB

  1. JOSÉ QUERGINALDO BEZERRA

03502912

DE

MESTRE – UNB

  1. JUAN ALBERTO ROJAS CRUZ

1321691

DE

DOUTOR – UNB

  1. JULIA VICTORIA TOLEDO BENAVIDES

1679134

DE

DOUTORA – UNICAMP

  1. LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE

3315007

DE

DOUTORA – UFRN

  1. LUIZ CARLOS RADTKE

1033409

DE

DOUTOR – LNCC

  1. MANUEL CLAUDEMIR SILVA CALDAS

03463658

DE

MESTRE – UFC

  1. MARCELO FERREIRA SIQUEIRA

1171465

DE

DOUTOR – UPENN

  1. MARCELO GOMES PEREIRA

22774655

DE

DOUTOR – UFRN

  1. MÁRCIA MARIA DE CASTRO CRUZ

03473696

DE

DOUTORA – UFRN

  1. MARCONIO SILVA DOS SANTOS

1841611

DE

DOUTOR – UFRN

  1. MARIO OTÁVIO SALES

 

DE

DOUTOR-USP

  1. MARTA FIGUEIREDO DOS ANJOS

1527364

DE

DOUTORA – UNESP

  1. ODIRLEI SILVA JESUS

1579997

DE

DOUTOR – USP

  1. PAULO ROBERTO FERREIRA DOS S. SILVA

1690694

DE

DOUTOR – UFPE

  1. ROBERTO TEODORO GURGEL DE OLIVEIRA

2193700

DE

DOUTOR – IMPA

  1. RONALDO FREIRE DE LIMA

11692466

DE

DOUTOR – IMPA

  1. ROOSEWELT FONSECA SOARES

03470689

DE

DOUTOR – UFRN

  1. SANTOS DEMETRIO MIRANDA BORJAS

1714829

DE

DOUTOR – USP

  1. SÉRGIO PEREIRA DE FARIAS

03462571

40H

ESPECIALISTA – UFRN

  1. SIDARTA ARAUJO DE LIMA

1646718

DE

DOUTOR-LNCC

  1. SILVIO JOSÉ BEZERRA

13466269

DE

DOUTOR – UPMC

  1. VIVIANE KLEIN

1525867

DE

DOUTORA – OREGON STATE

  1. VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS

21773086

DE

DOUTORA – UNB

 

 

 

Além do quadro de docentes permanentes e substitutos o Departamento conta com a atuação de dois professores visitantes estrangeiros, cujos planos de trabalho objetivam fortalecer o intercâmbio de pesquisa e colaboração com os docentes permanentes: ALEKSANDR SIVATCKII (Matr. 1965347) e ELENA ALADOVA (Matr.2425364), ambos oriundos da Rússia e da área de Álgebra.

 

 

 

1.2 Docente afastado para tratar de interesses particulares

 

 

O Professor MARCELO FERREIRA SIQUEIRA encontra-se afastado sem remuneração, nos Estados Unidos da América, desde 14/08/2017 para tratar de interesses particulares. Este afastamento tem previsão de término em 14/08/2019.

 

 

1.3 Professores com Previsão de Saída para qualificação (pós-doutorado ou capacitação)

 

 

PROFESSOR

MODALIDADE

PREVISÃO DE SAIDA

LOCAL

PERIODO

Silvio José Bezerra

Pós-doutorado

2019

Canadá

2019.2 – 2020.2

Arkady Tsurkov

Pós-doutorado

2019

A definir

2019.2

Liliane dos Santos Gutierre

Pós-doutorado

2020

A definir

2020.1

Ronaldo Freire de Lima

Pós-doutorado

2020

A definir

 

Mário Otávio Salles

Pós-doutorado

2020

A definir

2020.1

Giselle Costa de Sousa

Pós-doutorado

2021

A definir

 

Edgar Silva Pereira

Pós-doutorado

2021

Portugal

2021.2 – 2022.2

 

 

 

1.4 Professores em Cargos de Direção na UFRN e em Outros Órgãos

 

 

 

Contamos com 10 professores em cargos administrativos, a saber: Chefe e vice chefe do Departamento de Matemática, Coordenador e vice coordenador do curso de Matemática, Coordenador e vice coordenador do curso de Matemática à Distância, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPGMAE), Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Coordenador e vice coordenador do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD e Coordenadora de Formação para docentes da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFRN (PPG-UFRN), conforme o quadro abaixo:

 

ANDRE GUSTAVO CAMPOS PEREIRA

Coordenador do PPGMAE – titular

DEBORA BORGES FERREIRA

Coordenadora do PROFMAT – titular

FERNANDO GUEDES CURY

Coordenador da licenciatura presencial – titular

JAQUES SILVEIRA LOPES

Chefe de departamento – titular

LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE

Coordenadora de formação docente da PPG

MARCIA MARIA DE CASTRO CRUZ

Coordenador da licenciatura EaD – substituto

MARCONIO SILVA DOS SANTOS

Coordenador da licenciatura presencial – substituto

EDGAR SILVA PEREIRA

Chefe de departamento – substituto

VIVIANE KLEIN

Coordenadora da licenciatura EaD – titular

VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS

Coordenadora do PROFMAT – substituta

CARLOS ALEXANDRE GOMES DA SILVA

Coordenador do bacharelado presencial – titular

IESUS CARVALHO DINIZ

Coordenador do bacharelado presencial – substituto

 

1.5 Professores que Cumprem as Condições Legais de Aposentadoria

 

 

O Departamento possui 6 (seis) docentes em condições de aposentadoria imediata, conforme mostra o quadro a seguir:

 

 

NOME

TITULAÇÃO

CH

APOSENTADORIA

ADMISSÃO

ALVARO FREIRE DAMASCENO

ESPECIALIZAÇÃO

DE

1996-12-10

01/04/1982

JOSE QUERGINALDO BEZERRA

MESTRADO

DE

1996-03-22

01/09/1977

MANUEL CLAUDEMIR SILVA CALDAS

MESTRADO

DE

1997-06-23

01/02/1975

MARCIA MARIA DE CASTRO CRUZ

DOUTORADO

DE

1998-10-06

01/03/1978

ROOSEWELT FONSECA SOARES

DOUTORADO

DE

1998-08-27

01/01/1978

SERGIO PEREIRA DE FARIAS

ESPECIALIZAÇÃO

40

1998-09-13

01/03/1978

 

 

Funcionários em Exercício

 

 

O Departamento de Matemática conta ainda com 5 (cinco) servidores técnicos administrativos,

 

 

SERVIDOR

MAT.

REGIME

TITULAÇÃO

  1. ALBIMAR GONÇALVES MELLO (na Coordenação do Curso de Matemática)

1149190

40H

Mestre

  1. HUGO THIAGO DE HOLANDA OLIVEIRA (na Biblioteca Setorial)

1931037

40H

Gruaduado3o GRAU

  1. MARIA KARMEM BARBOSA LUCINDO (Secretaria do Departamento de Matemática)

1856424

40H

Graduada 3o GRAU

  1. NÍZIA MARIA DE LIMA (na Secretaria do Departamento de Matemática)

1168510

40H

Ens. Médio

  1. JOSENILDO ROCHA (na Secretaria do Departamento de Matemática)

1952592

40H

Graduado 3o GRAU

 

 

 

1.7 Contratação de professores

 

 

 

Em relação à carência de professores, observa-se a necessidade:

  • Reposição da perda (aposentadoria) do Professor Nir Cohen;

2. OBJETIVOS GERAIS PARA A AÇÃO DO DEPARTAMENTO PARA O TRIÊNIO 2019-2020-2021

  • Fortalecer e diversificar nossas linhas de pesquisa.

  • Dar suporte às coordenações e colegiados para desenvolver e consolidar nossos cursos de Bacharelado e Licenciatura, tanto presencial como a distância.

  • Dar suporte para consolidar os programas de pós-graduação em que temos atuação docente (PPGECNM, PPGECM, PPGMAE e PROFMAT).

  • Continuar o investimento no processo de qualificação do pessoal docente, de modo a produzir um novo impulso ao ensino, pesquisa e extensão.

  • Aumentar a produção científica do departamento.

  • Melhorar as condições da infraestrutura necessária ao desenvolvimento do trabalho acadêmico.

  • Ampliar as ações de extensão.

  • Melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Departamento.

  • Manter e fortalecer o apoio a OBM, OMRN e OBMEP.

  • Ampliar e manter o apoio dedicado ao funcionamento das atividades e dos eventos das coordenações dos cursos de Graduação em Matemática.

  • Melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Departamento.

  • Melhorar a taxa de sucesso nas disciplinas que ministramos aos demais cursos de graduação da UFRN.

3. ATUAÇÃO

 

3.1 ENSINO

 

 

a) GRADUÇÃO

 

 

O Departamento de Matemática é responsável direto pelas disciplinas da área de Matemática dos Cursos de Graduação de todas as Engenharias, de Economia, Administração, Ciências Contábeis, Biologia, Geografia, Física, Química, Química do Petróleo, Geologia, Estatística, Ciência da Computação, Geofísica, Cooperativismo, Zootecnia e dos próprios Cursos de Graduação em Matemática (Licenciatura e Bacharelado).

 

 

b) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

 

 

O Curso de Licenciatura em Matemática à Distância da UFRN é responsável pela formação de professores para a educação básica, com ênfase na formação para as últimas séries do ensino fundamental e o ensino médio. Baseando-se nas propostas de diretrizes curriculares para as licenciaturas em Matemática, propõe-se que o profissional oriundo deste curso deverá apresentar um forte conhecimento dos conteúdos da Matemática, além de um perfil que o capacite a ter a visão de seu papel social enquanto educador e consciência de seu papel na superação de preconceitos muitas vezes presentes no ensino-aprendizagem das disciplinas.

 

 

Durante todo o curso, o estudante contará com o acompanhamento de um tutor, auxiliando-o e orientando-o nas diversas atividades propostas pelo professor. O tutor se encarregará também de distribuir o material didático com o aluno e orientá-lo nas atividades práticas das disciplinas, especialmente os estágios.

 

 

O curso está disponível nos polos de Caicó, Currais Novos, Luís Gomes, Macau, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. O curso foi avaliado no ENADE pela primeira vez separadamente da modalidade presencial em 2017 e o resultado oficial ainda não foi divulgado. Atualmente o curso tem 139 alunos ativos e há previsão de entrada de novos alunos em 2019.2 por meio do ENEM/SiSu.

 

 

Mais de 60 professores dos departamentos de Matemática, Física, Química, Estatística e Educação lecionam ou lecionaram disciplinas no curso, todos com pós-graduação e a maioria com doutorado. Também colaboram com o curso, embora esporadicamente, professores substitutos e alunos de Pós-Graduação.

 

 

c) PÓS-GRADUAÇÃO

 

 

O Departamento participa, através de seus pesquisadores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM que são Programas de Pós-Graduação interdepartamentais, criados no Centro de Ciências Exatas e da Terra; também coopera, juntamente com o Departamento de Estatística, com o Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística – PPGMAE, que é outro Programa de Pós-graduação interdepartamental criado também no Centro de Ciências Exatas e da Terra. Além disso, atendemos as demandas do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Alguns docentes do Departamento participam em outros Programas de Pós-Graduação, como Educação, Geodinâmica, Geofísica e Engenharias.

 

 

Para o Departamento de Matemática é estratégico trabalhar na direção de uma interação interdepartamental que permita disponibilizar as características intrinsecamente interdisciplinares da Matemática.

 

 

3.2 PESQUISA

 

 

Atualmente o Departamento tem 12 bases de pesquisa registradas, a saber, Análise Funcional, Análise matemática, Cadeias de Markov, Fundamentos da probabilidade e matemática discreta, Grupo potiguar de estudos e pesquisas em História da Educação Matemática, Análise Matemática: Sob a perspectiva da Educação Matemática, Laboratório de realidade virtual, Matemática aplicada, Modelagem matemática e computacional em meios porosos, Processamento gráfico e inteligência computacional e Teoria clássica dos campos. Temos 33 (trinta e três) professores do departamento envolvidos em atividade de pesquisa. Além disso, há 49 projetos ativos com participação de docentes do Departamento de Matemática, conforme descrito na tabela a seguir:

 

 

3.3 EXTENSÃO

 

 

Ao longo dos anos, o Departamento de Matemática tem feito parcerias, bem sucedidas, com as Secretarias de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, do município do Natal e de outros municípios, para a realização de reuniões científicas, debates, oficinas e de cursos de atualização sobre ensino e aprendizagem da Matemática.

 

 

3.3.1 Desde 1988, o Departamento de Matemática promovia anualmente a "Semana de Matemática”, aqui na UFRN, que agora a partir de 2016 será realizado a cada dois anos no semestre ímpar. Este evento foi idealizado com a intenção de compartilhar experiências com profissionais envolvidos com o ensino e a pesquisa na área da Matemática, assim como atualizar e capacitar os professores do Ensino Fundamental e Médio e, consequentemente, realimentar a vida profissional desses docentes.

 

 

Anualmente, o Departamento de Matemática designava um Professor para coordenar a ‘‘Semana de Matemática”. Foram os seguintes os Coordenadores da Semana de Matemática da UFRN:

 

 

EDIÇAO

ANO

COORDENADOR(A)

I

1988

Prof. Francisco Canindé de Oliveira

II

1989

Prof.ª Osvalita Rodrigues Pinheiro

III

1991

Prof. Cláudio Carlos Dias

IV

1992

Prof. José Querginaldo Bezerra

V

1993

Prof. Roosewelt Fonseca Soares

VI

1994

Prof. Carlos Roberto Leão de Andrade

VII

1995

Prof. José Querginaldo Bezerra

VIII

1996

Prof. José Querginaldo Bezerra

IX

1997

Prof. Francisco Canindé de Oliveira

X

1998

Prof. José Querginaldo Bezerra

XI

1999

Prof. Manuel Claudemir Silva Caldas

XII

2000

Prof. Jonas Gonçalves Lopes

XIII

2001

Prof. Francisco Canindé de Oliveira

XIV

2002

Prof. Manuel Claudemir Silva Caldas

XV

2003

Prof. Manuel Claudemir Silva Caldas

XVI

2004

Profa. Viviane Simioli Campos Pereira

XVII

2005

Profa. Viviane Simioli Campos Pereira

XVIII

2006

Profa. Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes

XIX

2007

Prof. Fagner Lemos de Santana

XX

2008

Prof. José Querginaldo Bezerra

XXI

2009

Profa. Viviane Simioli Campos Pereira

XXII

2010

Profa. Viviane Simioli Campos Pereira

XXIII

2011

Profa. Débora Borges Ferreira

XXIV

2012

Prof. Fagner Lemos

XXV

2013

Marcia Maria Castro Cruz

XXVI

2014

Prof. Fagner Lemos

XXVII

2016

Prof. Odirlei Silva de Jesus

 

 

3.3.2 O Departamento de Matemática mantém Oficinas de Matemática no LEM e PIBID, que atendem Professores do Ensino Fundamental e Médio, orientando-os na manipulação de materiais concretos, visando uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos.

 

 

 

Anualmente, desde 1997, as Oficinas de Matemática de LEM e PIBID participam da Feira de Ciência e Tecnologia – CIENTEC promovendo exposição de material concreto de uso pedagógico.

 

 

3.3.3 O Departamento de Matemática participa do esforço, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, para a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática e da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública. Realiza, anualmente, há quase duas décadas, a Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte.

 

 

A Comissão das Olimpíadas de Matemática é composta pelos docentes:

 

  • Carlos Alexandre Gomes da Silva (coordenador)

  • Iesus Carvalho Diniz

  • Roberto Teodoro Gurgel de Oliveira

  • Benedito Tadeu Vasconcelos Freire (docente aposentado)

 

4. INFRAESTRUTURA EXISTENTE

 

4.1 – Espaço Físico

 

No Centro de Ciências Exatas e da Terra, o Departamento de Matemática dispõe de 29 (vinte e nove) salas, mais três salas no prédio novo, distribuídas conforme segue:

 

  1. 01 (uma) sala para a Chefia do Departamento – Sala 05;

  2. 01 (uma) sala para a Coordenação do Curso de Graduação em Matemática – Sala 32;

  3. 01 (uma) sala para a Secretaria do Departamento – Sala 01-03;

  4. 01 (uma) sala para o Programa Especial de Treinamento (PET) – Sala 69;

  5. 19 (dezenove) salas para os professores – Salas 48 A e B, 49 A e B, 53, 54, 55,56, 60, 61, 63, 64, 65, 65-A, C e D, 66, 68, 70;

  6. 01 (uma) sala de Seminários – Sala 67;

  7. 01 (uma) sala do Laboratório de Cálculo, no Setor III de Aulas Teóricas, ESTMAT, Bloco D, sala D3;

  8. 01 (uma) sala da Oficina de Matemática, no Setor III de Aulas Teóricas, LEM, Bloco D, salaD4;

  9. 01 (uma) sala do PIBID (prédio novo anexo);

  10. 02 (duas) salas pequenas para professores (prédio novo anexo).

4.2 – Acervo Bibliográfico

 

O Departamento de Matemática possui atualmente um acervo de mais ou menos de mil quatrocentos livros nas diversas áreas da Matemática, alocados na Biblioteca Setorial do CCET, Biblioteca "Ronaldo Xavier de Arruda", e mais de dois mil títulos na Biblioteca Central “Zila Mamede”. A Chefia do Departamento e a própria direção do Centro de Ciências Exatas e da Terra têm se empenhado no sentido de ampliar este acervo com aquisição de livros nacionais e estrangeiros, visando dar suporte as atividades de professores e estudantes e também para atender as recomendações da Comissão do MEC que avalia periodicamente o Curso de Graduação em Matemática.

 

 

5. REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DE ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO

 

 

5.1 ANÁLISE SOBRE AS CONDIÇÕES INTERNAS

 

 

Analisando as condições de infraestrutura e material humano do Departamento de Matemática afloram-se evidências de qualidade e deficiências. Dividimos essas evidências em duas: os pontos fortes e os pontos fracos. Para a análise desses dois pontos buscaram-se informações nos arquivos do Departamento, nos bancos de dados oficiais da UFRN e nos subsídios colhidos na vivência dos que compõem o Departamento de Matemática.

 

 

PONTOS FRACOS

 

  • Biblioteca com acervo deficiente e desatualizado. Faltam periódicos.

  • Inexistência de um programa para publicações científicas ou didáticas, para publicações internas (como relatórios técnicos ou boletim científico);

  • Inexistência de licenças para softwares matemáticos comumente usados, como Maple, Mathematica e outros.

  • Carência de espaço físico para o PIBID devido a perda de espaço na sala atual como consequência da construção do novo prédio anexo.

  • Carência de espaço físico para alojar adequadamente os professores visitantes lotados no Departamento.

 

PONTOS FORTES

 

 

  • Boa interação com o Ensino Médio e Fundamental;

  • Continuidade das ações implementadas na área de Educação Matemática, iniciadas há mais de uma década;

  • Contratação, nos últimos anos, de doutores e a formação de outros;

  • A participação do Departamento no Programa de Monitoria da UFRN;

  • A existência do Programa de Educação Tutorial– PET;

  • Funcionamento da Licenciatura Noturna;

  • Boas possibilidades de articular, em curto prazo, linhas de pós-graduação na fronteira de Matemática Pura e Aplicada, interagindo com outros departamentos do Centro de Ciências Exatas e da Terra e do Centro de Tecnologia e de outros centros de pesquisa;

  • Participação do Departamento, através de alguns pesquisadores, em programas de pós-graduação multidisciplinares;

  • Registro formal, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPg de bases de pesquisa, a partir do trabalho de grupos de professores do Departamento de Matemática.

 

6. LINHAS DE AÇÕES PRIORITÁRIAS

 

6.1 – Qualificação Docente

 

 

O Departamento continuará investindo, prioritariamente, na formação de seu pessoal docente. Projeta-se para os próximos três anos instituir um programa de capacitação visando permitir o desenvolvimento de atividades em Pós-doutorado no País ou no exterior.

 

 

6.2 – Melhoria da infraestrutura

 

 

O Departamento de Matemática pretende, além de manter atualizado, ampliar o número de computadores e impressoras, o número de pontos de acesso à rede INTERNET, colocando à disposição dos professores e alunos o que há de mais moderno na área.

 

 

Nesses próximos três anos, pretende-se investir nos laboratórios: LEM, PIBID e ESTMAT, atualizando os computadores, ampliando o número de bolsistas, visando atender o maior número possível de estudantes, contribuindo para melhorar o aprendizado e diminuir o número de reprovações e repetências.

 

 

Com o apoio da Direção do Centro de Ciências Exatas e da Terra e dos professores, pretende-se ampliar o acervo da Biblioteca Setorial “Ronaldo Xavier de Arruda” e das Oficinas de Matemática solicitando a compre de livros através do SIGAA.

 

 

Também é prioritária a busca de espaço físico adequado para alojar o PIBID e os professores visitantes lotados no Departamento.

 

 

6.3 Ensino

 

 

6.3.1 Ensino de Graduação

 

 

a) Curso de Graduação em Matemática

 

O Departamento de Matemática pretende concentrar esforços na formação de docentes para que possamos exercer o ensino de graduação de forma atualizada, com um grau de profundidade compatível com as necessidades do Estado do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do País. Portanto, devemos nos associar aos esforços da Coordenação e Colegiado do Curso de Graduação em Matemática para a execução do Projeto Pedagógico do Curso, nas suas habilitações: Licenciatura e Bacharelado.

b) Outros Cursos de Graduação

Como o Departamento de Matemática é responsável direto pelas disciplinas da área de Matemática dos Cursos de Graduação das Engenharias (Civil, Elétrica, Têxtil e de Produção, Química, e da Engenharia da Computação), de Economia, Administração, Ciências Contábeis, Biologia, Geografia, Física, Química, Química do Petróleo, Geologia, Estatística, Geofísica, Ciência da Computação, Cooperativismo, Zootecnia e dos próprios Cursos de Graduação em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) e, eventualmente, ainda ministra disciplinas em Cursos de Pós-Graduação da UFRN, pretende-se, para o próximo triênio, continuar atendendo às necessidades específicas da grade curricular de cada um deles e apoiar as iniciativas de melhoria da qualidade de ensino propostas nos Planos de Ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG) e nos Planos de Ação Quadrienal (PAQPG), dos programas de pós-graduação em que atuamos.

 

6.3.2 Ensino de Pós-Graduação

 

 

a) Curso de Especialização

 

 

Como tem se revestido em grande sucesso, o Departamento pretende continuar investindo na qualificação dos professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, como uma resposta aos crescentes apelos da Sociedade no sentido da atualização desse segmento de alto valor social.

 

 

b) Outros Cursos de Pós-Graduação

 

 

Além dos Cursos de Especialização que o Departamento vem oferecendo, temos a participação de alguns de nossos professores nos Programas de Pós-Graduação em Educação (orientando teses de doutorado e mestrado em Educação Matemática), de Geociências, de Física, de Engenharia Elétrica e do Ensino de Ciências e Matemática.

 

 

6.4 Atividades de Pesquisa

 

 

O Departamento incrementará ações no sentido de consolidar as três Bases de Pesquisa, já existentes, a partir do trabalho de grupos de professores do Departamento de Matemática (que na prática, já vêm funcionando).

 

 

Os dois principais objetivos para essa linha são: i) criação, em médio prazo, de uma pós-graduação na área de Matemática Pura. ii) fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPGMAE), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM. Além disso, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.

 

 

7. CONTROLE E AVALIAÇÃO

 

 

Pretende-se fazer uma análise das atividades do Departamento, a partir de uma plenária especial, realizada na Semana de Avaliação e Planejamento anual, para avaliar a consecução das linhas de ações prioritárias mencionadas neste plano. Com esse procedimento, pretende-se fazer uma avaliação completa das diversas atividades do Departamento de Matemática, visando corrigir rumos, adotar medidas no sentido de se antecipar na identificação e solução de problemas, visando buscar a excelência em todas as ações do DM.

 

 

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