PPGMAE

Mestrado Acadêmico em Matemática Aplicada e Estatística

 

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPgMAE) da UFRN foi criado e iniciado em 2006 com os objetivos de (a) formar e qualificar recursos humanos e (b) desenvolver pesquisas científicas em Matemática Aplicada e Estatística. O PPgMAE ocupa uma posição de destaque no País por ser um dos 2 (dois) únicos programas de pós-graduação em Matemática Aplicada das regiões Norte e Nordeste. Além disso, na área de Estatística, essas duas regiões contam apenas com mais 2 (dois) programas, sendo que um deles é um programa que alia Matemática Pura à Estatística. A combinação de Matemática Aplicada e Estatística em um só programa é o que distingue o PPgMAE nas duas regiões.

Até setembro de 2014, o PPgMAE havia formado 48 (quarenta e oito) mestres em Matemática Aplicada e Estatística, os quais estão atuando em instituições de ensino superior, órgãos públicos, empresas públicas e privadas e, em particular, como alunos de doutorado em excelentes instituições de ensino e pesquisa do País e do exterior. Atualmente, o PPgMAE conta com 15 (quinze) cotas de bolsas de mestrado da Capes, sendo 13 (treze) na modalidade DS e 2 (duas) bolsas PICME. Este número tem sido suficiente para assegurar bolsas de estudo para todos os alunos do Mestrado que se dedicam ao mesmo em regime de dedicação exclusiva. O PPgMAE foi avaliado pela Capes em 2 (dois) triênios: 2007-2009 e 2010-2012. Em ambos, o PPgMAE recebeu Conceito 3. A próxima avaliação referente ao triênio 2013-2015, ocorrerá em março de 2016.  

O interessado pode encontrar mais informações sobre o PPgMAE, em particular sobre o seu regime acadêmico, pré-requisitos para desenvolver uma dissertação de mestrado e infraestrutura à disposição dos alunos, no sítio oficial do PPgMAE na Intenet.

Para fazer a sua inscrição no Processo Seletivo 2017, acesse o sítio http://www.ppgmae.ufrn.br/~mestrado.

Translate »